Rui Nabeiro

O Prémio Carreira ACEPI NAVEGANTES XXI 2019, foi atribuído ao Comendador Rui Nabeiro, pela sua assinalável carreira e pelo inegável contributo para o desenvolvimento da economia nacional e da sociedade portuguesa ao criar uma das marcas nacionais mais emblemáticas, inovadoras  e bem-sucedidas de sempre. O seu longo percurso profissional destaca-se igualmente pelo seu perfil humanitário e pela sua ampla intervenção social, tendo sido um dos pioneiros do movimento de responsabilidade social no nosso país, tendo sido o seu trabalho reconhecido com a classificação de “Empresa Rosto-Humano”.

Vídeo Prémio Carreira

Ver Fotografias

 

Curriculum Vitae

Nascido a 28 de março de 1931, Manuel Rui Azinhais Nabeiro em Campo Maior, terra do alto Alentejo, no seio de uma família humilde, mas dedicada ao trabalho, começou muito jovem a trabalhar na torrefação de café da família. Tinha apenas 19 anos quando assumiu a direção da Torrefação Camelo, Lda.

Em 1961 criou a Delta Cafés que daria origem a um grupo empresarial que hoje é líder no mercado dos cafés em Portugal e que cresce, paulatinamente, nos mercados internacionais. Rui Nabeiro sempre se esforçou por acompanhar os que lhe estão por perto, tendo com os recursos de que dispôs nas diferentes etapas da sua vida, apoiou e continua a contribuir para o bem-estar de muitos.

Autarca desde 1963 foi vereador, vice-presidente e presidente interino da Câmara Municipal de Campo Maior. Homem de muitas e variadas causas, Rui Nabeiro assumiu em 1972 a Presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, cargo que retomaria, entre 1977 e 1986.

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés nasce em 1988. Conta, atualmente, com mais de duas dezenas de empresas e com intervenção direta em áreas tão diversas como a agricultura e vitivinicultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho automóvel, comércio imobiliário e hotelaria.

Por diversas vezes premiado pelo seu trabalho empresarial, social e filantrópico, Rui Nabeiro foi distinguido, em junho de 1995, com o Grau Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe Industrial. Onze anos depois, a Universidade de Évora concedeu a Rui Nabeiro, o Grau de Doutor Honoris Causa. Em janeiro de 2006 foi-lhe atribuída a Gran Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; três anos depois, em 2009, por indicação de Sua Majestade, o Rei Juan Carlos de Espanha, foi distinguido com a notável insígnia – A Comenda da Ordem de Isabel a Católica. Em junho 2011 foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha em Elvas e agraciado com a Medalha da Extremadura, atribuída pelo Governo desta região Espanhola. Seguiu-se em 2012, novo Doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas, atribuído pela Universidade Lusófona.

Rui Nabeiro é um empreendedor nato. Desde sempre ambicionou criar uma escola e esse sonho concretizou-se em 2007 com a abertura do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. É um espaço orientado pela visão do seu mentor, que desde a sua raiz quis fazer do CEAN uma escola onde as crianças ambicionem ser empreendedoras, proactivas, talentosas e que se possam destacar pelo seu potencial.