Os Prémios ACEPI Navegantes XXI

Os Prémios Navegantes XXI são uma iniciativa da ACEPI – Associação da Economia Digital criada em torno da missão que a fez nascer no ano 2000: Promover e Desenvolver a Economia Digital em Portugal.

Os Prémios ACEPI Navegantes XXI foram concebidos a partir de um conceito inovador que alia um vasto conjunto de Categorias a Concurso (que premeiam anualmente o que de melhor se faz na Economia Digital nas mais diversas vertentes em Portugal), e um Prémio Carreira que distingue uma personalidade que se tenha destacado ao longo do seu percurso profissional na promoção e desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital no nosso país.

Refletindo a dinâmica de um setor em franco desenvolvimento em Portugal, e tornando ainda mais abrangente o seu escopo, os “Prémios ACEPI NAVEGANTES XXI – O melhor da Economia Digital em Portugal” surgem este ano com uma nova estrutura de categorias a concurso.

 

Categorias a Concurso – edição 2017

Este ano estão a concurso as seguintes 20 novas categorias:

Melhor Site/App Turismo
Melhor Site/App Media & Entretenimento
Melhor Site/App Serviços Financeiros
Melhor Site/App Retalho
Melhor Site/App Moda
Melhor Site/App Indústria & Serviços
Melhor Site/App Cultura & Desporto
Melhor Site/App Alimentação & Bebidas
Melhor Site/App Tecnologia
Melhor Site/App Automóvel
Melhor Site/App Saúde & Bem-Estar
Melhor Site .PT – Powered by DNS.pt
Melhor Site Startup – Powered by 3-em-1
Melhor Site Escola – Powered by Site Star
Melhor Estratégia Digital
Melhor Inovação Digital
Melhor e-Marketplace
Melhor Projeto Digital Sustentabilidade & Inclusão
Melhor Projeto Digital Município
Melhor Projeto Digital Administração Pública

INSCRIÇÕES

As inscrições já se encontram abertas e podem ser efetuadas AQUI. As candidaturas, válidas para os projetos ativos/em funcionamento entre junho de 2016 e junho de 2017, deverão ser submetidas online até às 23:59 do próximo dia 14 de julho de 2017. O envio dos materiais/documentos de suporte às candidaturas também deve ser feito até esta data.

 

O Regulamento dos Prémios pode ser consultado em premios.portugaldigitalweek.pt.

Os vencedores das Categorias a Concurso serão decididos por um Júri composto por alguns dos mais reputados profissionais do sector que, com total independência e de acordo com os mais elevados padrões de ética e as melhores práticas, avaliará as candidaturas submetidas a concurso.

Os resultados desta avaliação serão posteriormente auditados por uma reputada empresa internacional de estudos de mercado.

 

Os vencedores das categorias a concurso dos Premios ACEPI Navegantes XXI serão revelados durante o Jantar de Gala da Entrega dos Prémios ACEPI Navegantes XXI, que terá lugar dia 12 de outubro de 2017, no MEO Arena.

O jantar contará com a presença de responsáveis do governo e dos mais altos representantes das principais empresas da Economia Digital em Portugal.

Mais informação sobre as Cerimónias de Entrega dos Prémios e os vencedores das edições anteriores pode ser consultada AQUI.

Podem candidatar-se aos Prémios ACEPI Navegantes XXI todas as entidades, sites, aplicações e plataformas abrangidos pelas categorias definidas.

Só são válidas as candidaturas submetidas online.

Os websites/apps/plataformas concorrentes devem estar funcionais e disponíveis entre junho de 2016 e junho de 2017.

Cada site/entidade pode concorrer a mais do que um Prémio, sempre que tal se adeque ao seu perfil.

A pessoa responsável pela inscrição será considerada “o participante”, e receberá todas as comunicações relativas aos Prémios ACEPI Navegantes XXI.

Qualquer alteração efetuada à inscrição só poderá ser feita pelo participante, ou pelo seu substituto devidamente identificado no formulário, usando sempre a conta do “participante”.

 

Categoria Prémio Carreira

O Prémio Carreira é anualmente eleito por unanimidade pelos membros da Comissão Diretiva da ACEPI.

Os Prémios Carreira Navegantes XXI da ACEPI são atribuídos desde 2006, tendo sido vencedores desde então: José Mariano Gago; Francisco Murteira Nabo; António Carrapatoso; Roberto Carneiro; Isabel Ferreira; Belmiro de Azevedo; Fernando Pinto; Francisco Pinto Balsemão; e Leonor Beleza.

 

FOTOS VENCEDORES

 

Categoria Prémios a Concurso – edição 2017

Este ano estão a concurso as seguintes 20 Categorias:

 

  • Melhor Site/App Turismo

A Categoria Melhor Site/App Turismo destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento do Turismo através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor/App Media & Entretenimento

A Categoria Melhor Site/App destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento da Media e do Entretenimento através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Serviços Financeiros

A Categoria Melhor Site/App Serviços Financeiros (que inclui banca, seguros, pagamentos, fintechs) destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento dos serviços financeiros através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Retalho

A Categoria Melhor Site/App Retalho destina-se aos sites ou plataformas de venda de produtos ou/e serviços ativos/em funcionamento entre junho de 2016 e junho de 2017, e que tenham por missão a realização de trocas comerciais e encomendas entre as empresas e os consumidores. Serão distinguidos aqueles que tenham contribuído de forma inequívoca para promover o comércio eletrónico em Portugal nesta categoria. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Moda

A Categoria Melhor Site/App Moda destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento da Moda através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Indústria & Serviços

A Categoria Melhor Site/App Indústria & Serviços destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento da Indústria e dos Serviços através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Cultura & Desporto

A Categoria Melhor Site/App Cultura & Desporto destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento da Cultura e do Desporto através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Alimentação & Bebidas

A Categoria Melhor Site/App Alimentação & Bebidas destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento do setor da Alimentação & Bebidas através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Tecnologia

A Categoria Melhor Site/App Tecnologia destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento da Tecnologia através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Automóvel

A Categoria Melhor Site/App Automóvel destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento do setor Automóvel através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site/App Saúde & Bem-Estar

A Categoria Melhor Site/App Saúde & Bem-Estar destina-se aos Sites/ Apps que tenham sido criados, lançados e ativos/em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os Sites e as Apps que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento da Saúde e do Bem-Estar através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site.pt

A Categoria Melhor Site.pt destina-se aos sites ou plataformas registadas em .pt entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os que mais se tenham destacado ao observar as boas práticas, os requisitos legais e regras de segurança na internet, contribuindo de forma inequívoca para promover o .pt, a língua portuguesa e impulsionar a Economia Digital. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site Startup – Powered By 3em1

A Categoria Melhor Site Startup destina-se aos sites de empresas constituídas há menos de um ano e que tenham registado o seu domínio em .pt. Serão distinguidos os sites que mais se tenham destacado ao observar as boas práticas, os requisitos legais e regras de segurança na internet, contribuindo de forma inequívoca para promover o .pt, a língua portuguesa e impulsionar a Economia Digital. Será dará uma bonificação aos sites criados tendo por base um voucher 3em1 (informação disponível em www.3em1.pt). Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Site Escola – Powered By Sitestar

A Categoria Melhor Site Escola é dirigida aos finalistas das 4 categorias do concurso Sitestar 4, edição 2017, – www.sitestar.pt – da iniciativa do DNS.PT e da DECO e que conta com o apoio da DGE, GDA, IGAC, INPI, SPA, FCT e ANPRI. Será distinguido o site mais inovador em termos técnicos e de design, assim como a qualidade e exatidão dos respetivos conteúdos. Será ainda atendida a idade média da equipa autora do projeto e a adequação à temática da categoria do concurso onde se inserem. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Estratégia Digital

A Categoria Melhor Estratégia Digital destina-se às estratégias de comunicação e marketing implementadas em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017 e que envolvam por exemplo a criação de um novo site, redes sociais, apps, etc. Serão distinguidas as estratégias que tenham contribuído de forma inequívoca para o posicionamento ou reposicionamento de empresas e marcas no mercado através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Inovação Digital

A Categoria Melhor Inovação Digital destina-se aos serviços, funcionalidades e tecnologias inovadoras de base digital que tenham sido implementados ou/e utilizados em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017, quer por uma empresa, por uma marca e/ou para o mercado em geral. Serão distinguidos os serviços, funcionalidades e tecnologias que tenham contribuído de forma inequívoca para inovar o mercado através do meio digital e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Projeto Digital Sustentabilidade & Inclusão

A Categoria Melhor Projeto de Sustentabilidade & Inclusão destina-se a projetos criados e realizados em Portugal, em funcionamento entre junho de 2016 e junho de 2017 que se apoiem nas tecnologias de informação, nas ferramentas e nas plataformas digitais para promover a inclusão social, a empregabilidade e o empreendedorismo no contexto da Economia Digital. Serão distinguidos os projetos ou/e as entidades que mais se tenham destacado pelo seu contributo na promoção da inovação social através do digital, da info-inclusão, e que tenham de forma inequívoca aumentado a literacia digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor e-Marketplace

A Categoria Melhor e-Marketplace destina-se aos espaços comerciais virtuais criados, implementados e ativos ou em funcionamento em Portugal entre junho de 2016 e junho de 2017, e que tenham por missão a realização de trocas comerciais e encomendas entre empresas (B2B – Business to Business), entre empresas e consumidores (B2C – Business to Consumer), entre consumidores (C2C – Consumer to Consumer), e entre empresas e o Governo (B2G – Business to Government). Serão distinguidos os e-Marketplaces que tenham contribuído de forma inequívoca para o desenvolvimento do comércio eletrónico e bem assim da Economia Digital em Portugal. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Projeto Digital Município

A Categoria Melhor Projeto Digital Município destina-se aos projetos digitais criados e realizados em Portugal, em funcionamento entre junho de 2016 e junho de 2017 pelos municípios portugueses. Serão distinguidos os projetos digitais que mais tenham contribuído para transformar a Administração Pública Local portuguesa, colocando-a no centro da Economia Digital. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

  • Melhor Projeto Digital Administração Pública

A Categoria Melhor Projeto Digital Administração Pública destina-se aos projetos digitais criados e realizados pelos diversos organismos da Administração Pública portuguesa, em funcionamento entre junho de 2016 e junho de 2017. Serão distinguidos os projetos que mais tenham contribuído para digitalizar os serviços públicos, modernizando a Administração Pública em Portugal e transformando-a num driver da Economia Digital à escala nacional. Para mais Informação consulte o Regulamento.

 

 

Categoria Prémio Carreira

 

O Prémio Carreira é anualmente entregue desde 2006 pela ACEPI a uma personalidade cuja carreira tenha contribuído decisivamente para o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital em Portugal.

 

O vencedor desta categoria é anualmente eleito e escolhido por unanimidade pelos membros da Direção da ACEPI.

Em breve a ACEPI irá revelar quem é o vencedor 2017. Fique em contato.

 

Consulte aqui mais informações sobre os vencedores das edições anteriores