Francisco Murteira Nabo

54O Prémio Navegantes XXI’07 foi atribuído a Francisco Murteira Nabo pelo imenso contributo dado, ao longo da sua carreira, para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, tendo desempenhado um papel fulcral na alteração do sector das TMT e contribuído para a emergência de um novo mercado muito mais competitivo, através dos inúmeros cargos que assumiu quer no sector empresarial, quer no sector público.

Veja o Momento da Entrega do Prémio

Ver Fotografias

Curriculum Vitae

Na sua longa carreira destacam-se a sua passagem pela Companhia Portuguesa Rádio Marconi, onde iniciou a sua carreira profissional, tendo chegado a Presidente do Conselho de Administração desta empresa, funções que exerceu de 1978 a 1982.

Foi vice-presidente da Sorefame (1982-1983) e Presidente da Portugal Telecom (1996-2003) num período determinante para o sector das TIC em Portugal. Murteira Nabo esteve profundamente envolvido na liberalização do mercado português das telecomunicações, na modernização das infra-estruturas e das tecnologias (passagem do cobre à fibra), no nascimento da segunda operadora de comunicações móveis (TMN), na emergência da televisão por cabo no mercado nacional, no concurso de UMTS, e no processo de internacionalização da PT, que lhe permitiu ser uma empresa bem sucedida à escala mundial, disseminando a sua actividade pelos vários continentes exportando know-how e competência nacional, e afirmar-se como um dos principais grupos empresariais portugueses.

Actualmente é presidente do Conselho de Administração da Galp Energia, vogal do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo, administrador não executivo da Holdomnis – Gestão e Investimentos e do Seng Heng Bank de Macau, presidente da Cotec Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, membro do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Chinesa, membro da Associação Comercial de Lisboa, membro do Conselho de Curadores da Fundação Oriente, membro do Conselho Consultivo do INSEAD e presidente da Direcção da Proforum – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia.

Em Dezembro de 2007 foi eleito Bastonário da Ordem dos Economistas. Mais recentemente recebeu o grau de Doutor honoris causa pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.

Murteira Nabo, foi ainda vereador da Câmara Municipal de Lisboa (1976-1981) e Secretário de Estado dos Transportes IX Governo Constitucional (1983-1985). No final da década de 1980 partiu para Macau, em cuja Administração foi Secretário-Adjunto para a Educação, Saúde e Assuntos Sociais (1987) e Secretário-Adjunto para os Assuntos Económicos (1989), além de ter sido Encarregado do Governo do Território de Macau de (1990-1991). Novamente em Portugal, foi Ministro do Equipamento Social (Obras Públicas) no XIII Governo Constitucional (1995).