Belmiro de Azevedo

277CHAIRMAN DA SONAE, SGPS, S.A.
A ACEPI entregou o Prémio Carreira Navegantes XXI ao Eng.º Belmiro de Azevedo, Chairman da Sonae e um dos mais notáveis empresários portugueses de sempre. Belmiro de Azevedo destaca-se não apenas pelo brilhante e consistente percurso profissional que tem efetuado nas mais diversas áreas de atividade, mas também, e sobretudo, pelo relevante contributo que tem vindo a prestar ao país durante mais de cinco décadas com projetos inovadores que contribuíram de forma inequívoca para o desenvolvimento da Economia Digital em Portugal.

Veja o Momento da Entrega do Prémio

Ver Fotografias Ver Vídeo

Curriculum Vitae
Belmiro de Azevedo, iniciou a sua carreira na Efanor, empresa do ramo têxtil localizada em Matosinhos, e pouco depois, no início de 1965, foi convidado para exercer a função de Diretor de Investigação e Desenvolvimento na Sonae – Sociedade Nacional de Estratificados, uma pequena empresa em dificuldades económicas e financeiras, que fabricava laminados decorativos. Em 1967, assumiu a função de Diretor-Geral e Administrador Delegado da Sonae.

Foi na década de 80 que a Sonae, sob a sua responsabilidade, ampliou a sua atividade a novas áreas.

Em 1983, é constituída a holding Sonae Investimentos, SGPS, SA e dá-se o lançamento da Sonae no mercado de capitais com uma capitalização bolsista de 2,5 milhões de Euros, tornando-se Belmiro de Azevedo o acionista maioritário do Grupo.

Em 1985 abre o primeiro hipermercado Continente, em Matosinhos; em 1986 abre o Sheraton Porto Hotel (atualmente Porto Palácio Hotel); em 1988 é criada a Sonae Tecnologias de Informação; e em 1989 a Sonae Imobiliária (com os primeiros centros comerciais), a Star (agência de viagens), a Ibersol e a Rádio Nova. Em 1990, é lançado o jornal Público. Atualmente o Grupo aposta cada vez mais no retalho especializado (Worten, Sport Zone, Zippy, Modalfa, etc.) e na sua internacionalização.

Natural de Marco de Canavezes, Belmiro de Azevedo é licenciado em Engenharia pela Universidade do Porto, frequentou o “Program for Management Development” na Harvard Business School, em Boston, nos EUA. Adicionalmente, detém mais três pós-graduações: “Financial Management Program” na Universidade de Stanford, “Strategic Management” na Universidade de Wharton e “Global Strategy” na Universidade de Los Angeles, Califórnia.